O sexo casual é cada vez mais comum entre as novas gerações

De acordo com uma pesquisa da Happn Brasil publicada pelo portal de tecnologia IDGNow, cerca de 60% dos brasileiros agora entram em contato quase que exclusivamente por meio de aplicativos, gerando um faturamento de vários bilhões de reais. Entre eles, a maioria são adolescentes e muito jovens, que hoje são chamados de millennials. Esta nova geração de meninos e meninas usa o smartphone para tudo, para ler, aprender, conversar, comprar, jogar, baixar músicas e vídeos. Mas não só. Mais e mais jovens estão procurando por amor, uma alma gêmea ou simplesmente outras pessoas com quem fazer sexo casual, na Internet, em sites de anúncios para sexo ou namoro sério ou em aplicativos, gastando a maior parte do seu tempo livre conversando com estranhos absolutos. Parece perigoso, mas na realidade eles estão acostumados e, além disso, para as novas gerações, esse sistema se encaixa perfeitamente. A era da internet levou a uma sociedade caracterizada por ritmos cada vez mais rápidos, onde as coisas e as pessoas se cansam logo, então Tinder e companhia são bem-vindos.

Como funciona o sexo casual na época dos millennials

O sexo mudou e, em nossos dias, tudo se tornou mais imediato e temporário, com um aumento constante dos encontros sexuais de uma noite só entre as novas gerações. Existem programas de TV que se tornam obsoletos depois de apenas seis meses, vamos imaginar se os relacionamentos entre casais podem durar a vida toda. Até agora tudo mudou e os jovens só estão procurando pessoas com quem fazer sexo casual, então, todos livres para seguir seu próprio caminho. Chega de compromissos, sacrifícios, lealdade, monogamia e todas aquelas coisas que em 2019 são consideradas antigas. Hoje, viva a internet, notícias, mídia social e sites e aplicativos de encontros. Conhecer alguém nunca foi tão fácil, basta se cadastrar gratuitamente em uma das muitas plataformas disponíveis e navegar pelo menu. Sim, porque os anúncios são avaliados no aspecto físico, na beleza, na musculosidade ou na voluptuosidade das curvas. Então, estão em alta o retoque de fotos e as poses de estrelas, para destacar o lado melhor e esperando que muitas pessoas nos escolham na enxurrada de perfis e anúncios.

A idade da primeira vez: agora cai abaixo de 14 anos

O sexo ocasional não só mudou as relações entre adolescentes, mas trouxe consigo algumas mudanças significativas, como a idade em que começamos a fazer sexo. Hoje as estatísticas mostram que isso caiu inexoravelmente, a ponto de romper a idade de 14 anos. De acordo com os números fornecidos pelo Observatório Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente, cerca de 19% dos adolescentes estão incluídos neste número. Talvez seja um pouco cedo demais, talvez não, mas não é para nós julgarmos. No entanto, isso acarreta riscos, como a crescente exposição a doenças sexualmente transmissíveis, que, após anos de rebaixamento, parecem estar de volta. Segundo o Observatório, cerca de 73% das crianças não sabem ou não estão bem informadas sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis. Mais deve ser feito, especialmente nas escolas e na família, porque o sexo casual é bom, não há nada de errado, mas sempre deve ser feito com segurança e conhecimento, isso é muito importante.

Sexo casual? Sim, mas com moderação

Parece que as novas gerações estão lá o tempo todo fazendo sexo, mas na realidade não é realmente assim, de fato. Num artigo do Washington Post do ano passado, parecia que pessoas entre 20 e 24 anos que não faziam sexo subiram de 6 para 15%. É quase como se as crianças estivessem cada vez mais assustadas com as relações sexuais e muitas delas decidissem ficar sem elas. Obviamente, é uma minoria, também afeta a crise e a falta de trabalho, obrigando-os a viver mais tempo com seus pais. Em vez disso, aqueles que fazem sexo quase sempre o fazem por diversão, para satisfazer um prazer sexual e o desejo de se sentir bem, enquanto os relacionamentos duram cada vez menos, em média, entre dois e três anos. Que os hábitos mudaram é claro, pois não é possível julgar estes jovens porque abandonaram a ideia de casamento e relacionamentos estáveis. O fato é que hoje eles estão cada vez mais se voltando para a internet e sites de namoro para conhecer novas pessoas, que graças a anúncios e perfis com fotos compartilhadas lhes permitem satisfazer uma forte necessidade. Não há problema em sair e fazer sexo, mas amanhã é outro dia.